O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou na 6ª feira (16.jan.2026) um artigo em jornais de 27 países do Mercosul e da União Europeia (UE) no qual comemora a assinatura do acordo de livre comércio entre os 2 blocos e defende o tratado como uma “resposta do multilateralismo ao isolamento”.
O texto foi divulgado na véspera do encontro que reunirá representantes do Mercosul e autoridades europeias neste sábado (17.jan), em Assunção (Paraguai), para a assinatura do acordo comercial, após 26 anos de negociações.
No artigo, Lula afirma que, diante do avanço do unilateralismo e do protecionismo, Mercosul e União Europeia optaram por “um caminho diferente”, baseado na integração econômica, na abertura comercial e na cooperação multilateral. Segundo o presidente, o pacto constitui “um dos acordos mais amplos do século XXI” e cria a maior área de livre comércio do mundo.
Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/poder-governo/lula-defende-acordo-mercosul-ue-em-artigo-publicado-em-27-paises/)
