Novembro Negro é Educação Quilombola!



O Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE) @conjuvebr deu início às agendas do Novembro Negro na Bahia, começando por Ilhéus.

O conselheiro nacional do governo Lula pelo Conjuve, Vinícius Quilombola, foi recebido pela secretária municipal de Educação de Ilhéus, Professora Evani Cavalcante, em um encontro marcado pelo diálogo e pelo compromisso com o fortalecimento das pautas quilombolas.

Durante a reunião, Vinícius apresentou o informe sobre o diálogo aberto entre o Ministério da Educação (MEC) e o CONJUVE, com o objetivo de garantir que a Prefeitura Municipal de Ilhéus esteja incluída no recebimento dos recursos destinados à Educação Escolar Quilombola.

Essa ação permitirá que, pela primeira vez na história de Ilhéus, o Censo Escolar reconheça oficialmente estudantes quilombolas, assegurando que eles sejam beneficiados por políticas públicas específicas voltadas à educação quilombola.

Além disso, Vinícius convidou a Secretaria para somar nas ações do movimento quilombola neste Novembro Negro, que incluem:

✊🏿 3ª Marcha Crespa pela Paz e Justiça contra o Genocídio da Juventude Negra e Quilombola – um ato de resistência e mobilização previsto para o final de novembro, reforçando a luta pela vida e pelos direitos da juventude negra e quilombola.

📚 Papos de Quilombos – ações itinerantes que promovem o encontro entre estudantes e as matriarcas e patriarcas quilombolas de Ilhéus, compartilhando histórias, memórias e trajetórias da resistência quilombola no sul da Bahia.

Em nome do Conselho Nacional de Juventude, Vinícius Quilombola parabenizou a gestão da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, liderada pela professora Evani Cavalcante, pelas importantes iniciativas do Novembro Negro, que fortalecem a luta por igualdade racial, valorização da identidade quilombola e promoção da educação antirracista.

✨ Resistência, memória e futuro se encontram no Novembro Negro.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem