ILHÉUS SUPERA DESAFIO DO CADASTRO ÚNICO COM GESTÃO EFICIENTE E GARANTE PROTEÇÃO SOCIAL A MILHARES DE FAMÍLIAS



Nos últimos dois meses, mais de seis mil beneficiários do Programa Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) em Ilhéus tiveram seus benefícios bloqueados pelo Governo Federal por falta de revisão cadastral no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. Essas famílias não realizaram a atualização de seus dados desde 2022, uma exigência obrigatória exigida pelo MDS, que deve ser cumprida no máximo a cada dois anos nos postos de atendimentos dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social) e a também sede da Secretaria de Promoção Social.

O impacto foi imediato: milhares de famílias, muitas em situação de vulnerabilidade, buscaram atendimento urgente para regularizar sua situação. Diante desse cenário desafiador, a secretária de Promoção Social, Sayonara Machadoliderou uma verdadeira força-tarefa. Com planejamento, sensibilidade e firmeza, reorganizou o atendimento da rede municipal em tempo recorde.

O resultado impressiona: mais de 1200 atualizações cadastrais realizadas e mais de 1.000 benefícios desbloqueados em apenas 40 dias.

A atuação da secretária Sayonara foi determinante para evitar um colapso no sistema de atendimento social do município. Ciente da urgência da situação, ela mobilizou todas as equipes do Cadastro Único, ampliou a capacidade de atendimento nos seis CRAS de Ilhéus e reforçou o suporte técnico e humano na sede da secretaria. Mesmo com a alta demanda, a gestão garantiu acolhimento, organização e agilidade.

“Estamos falando de famílias que dependem desses benefícios para garantir alimentação, moradia e dignidade. Não podíamos deixar que a burocracia ou a limitação de estrutura deixada por outras gestõescomprometesse esse direito. Nossa missão é acolher, orientar e resolver”, destacou Sayonara e o Prefeito Valderico Junior.

O feito não passou despercebido. Em um momento em que muitos municípios enfrentam dificuldades para lidar com o aumento da demanda por serviços sociais, e tiveram também benefícios bloqueados de famílias por falta de atualização cadastral no prazo limite, a exemplo de cidades vizinhas também de grandes portes, Ilhéus se destacou pela resposta ágil e eficaz. A atuação da secretária provou que, com liderança técnica, empatia e compromisso com a população vista no dia a dia dos agradecimentos das famílias que tiveram um atendimento digno e de excelência é possível transformar um momento crítico em um exemplo de gestão pública eficiente.

A Secretaria de Promoção Social reforça a importância da atualização periódica do Cadastro Único e orienta as famílias a buscarem o agendamento antecipado, a fim de evitar novos bloqueios. A meta agora é avançar ainda mais: com a implantação de ferramentas de agendamento digital e a intensificação do atendimento preventivofoco em benefícios irregulares para cancelamento e novas contemplações de famílias em situação de extrema vulnerabilidade social.

É fato consolidado que Ilhéus agora segue realmente no caminho do fortalecimento das políticas públicas de Assistência Social.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem